deni zolin

Empresas, empregos, receita do Estado e salário de servidores estaduais na berlinda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A queda na atividade econômica devido às restrições de circulação de pessoas e de atividades por causa da pandemia do coronavírus tem causado preocupação geral nas empresas, pois as vendas começam a despencar, mas os gastos com funcionários e outros custos são fixos. Só a Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) já falava na terça-feira em queda de 30% no número de passageiros nos ônibus, e que deve crescer até 50%. Empresários de comércio, serviços e indústria também estão de cabelos em pé.

Caso suspeito de coronavírus é registrado no Hospital de Caridade

Se a crise se prologar, pode gerar desemprego ou até quebradeira de empresas, mesmo que os bancos já anunciaram medidas como adiamento da cobrança de dívidas. Agora, imagine o impacto que isso terá também na arrecadação de impostos para prefeituras, Estados e União. O Rio Grande do Sul já está atrasando os salários, e esse atraso para os servidores estaduais pode se agravar muito com a queda expressiva na arrecadação do ICMS. No mês de abril, ainda há o pagamento do IPVA (se é que vai ser mantido), que pode salvar temporariamente a receita do Estado, mas, depois, o problema deve se agravar, até porque a economia gaúcha já vai sofrer também com a quebra da safra.  

'Regional virou, talvez, um caso de vida ou morte', diz superintendente do Husm

Se, de um lado, existe o drama de tomar medidas para tentar frear o coronavírus e salvar vidas, de outro existe a preocupação com a sobrevivência de empresas e empregos. É uma linha tênue entre alarmismo e prevenção. Algumas empresas adotam medidas mais precavidas para tentar proteger seus funcionários, como no posto Coopaver, onde frentistas e funcionários usavam máscaras, apesar de as autoridades recomendarem o uso só para pessoas com suspeita de coronavírus ou para quem vai entrar em contato com elas. Mas é bem melhor se precaver agora para frear o vírus do que a situação se agravar depois.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Médico alerta para não correr às farmácias para comprar remédio contra malária Anterior

Médico alerta para não correr às farmácias para comprar remédio contra malária

Enfim, medidas mais prudentes estão sendo tomadas para conter coronavírus Próximo

Enfim, medidas mais prudentes estão sendo tomadas para conter coronavírus

Deni Zolin